Alimentação no Verão

No Verão, estamos no expoente máximo da energia, a atmosfera está na sua máxima expansividade e rapidez, mais acessível e abundante.

Nesta altura do ano, sentimo-nos mais ativos e dormimos menos. As emoções e o estado mental estão agora conectados com o coração e o intestino delgado e com a saúde destes órgãos, que também estão mais ativos. 

Se estivermos de boa saúde emocional e mental, sentimo-nos com alegria, intuição, lucidez, clareza e rimo-nos com facilidade. Já se a nossa condição estiver um pouco desequilibrada, é normal sentirmo-nos mais orgulhosos, superficiais, com falta de concentração, hiperativos, etc. E a alimentação é fundamental para este equilíbrio!

Que órgãos devemos nutrir?

Para melhorar a nossa condição no Verão, é importante apostar numa alimentação que nutra o coração e o intestino delgado e adotar um estilo de vida mais ativo e expressivo.

O sabor da estação

O sabor da estação é o amargo, que tem a capacidade de desintoxicar e refrescar o corpo.

Mesmo os legumes da estação que não têm sabor amargo, como o feijão verde, alface, alho francês, aipo, influenciam a regulação do elemento fogo.

Que alimentos devemos privilegiar?

Cereais: Milho e millet glutinoso (ambos sem glúten);

Leguminosas: Lentilhas laranja;

Vegetais: Folhas verdes amargas, como a couve-galega, beterraba, e a chicória, entre outros;

Sementes: Sementes de sésamo, que nos conferem o sabor amargo adequado à estação;

Frutas: São agora mais abundantes e estão na melhor altura para serem consumidas: os pêssegos, as framboesas, as ameixas, melancia, pêssegos vermelhos e tantas outras, que agora nos brindam com cor e variedade;

Qual a cor da estação?

Sendo o vermelho a cor do Verão, os alimentos com esta tonalidade vão gerar bem-estar, pois nutrem o coração e o sangue!

Como cozinhar no Verão?

É altura para os salteados rápidos e em fogo alto, para as saladas cruas e marinadas

O que se pretende no Verão, época de energia mais leve, são alimentos pouco cozinhados e frescos, pois esta é melhor forma de nos adaptarmos, evitando comidas pesadas e estufados que não contribuem para a ligeireza de que o coração precisa,acabando por o debilitar.

Espreita a receita de Spring Rolls e tacos de Heartbeet, vais adorar fazer neste Verão!

× Fale connosco