A abóbora é típica dos meses de outono e inverno, e com a primavera à porta está quase a sair de cena. Por isso, vamos aproveitá-la com quatro receitas vegan, nutritivas e deliciosas enquanto ainda está por cá?
Trazemos-te 4 receitas com abóbora, duas salgadas e duas doces, para poderes ser criativo na cozinha e experimentar novos pratos 100% vegetais.
Benefícios da Abóbora
Muito utilizada na cozinha macrobiótica, a abóbora é muito versátil, além de ter inúmeros benefícios.
- É rica em antioxidantes
- Óptima fonte de betacarotenos
- Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B
- Fonte de cálcio, potássio e ferro
- Pode ser usada desde a casca até às sementes!
Da casca às sementes!
Não só como forma de evitar o desperdício alimentar mas também pelos benefícios nutritivos, a abóbora pode ser utilizada desde a casca até às sementes.
- Da próxima vez que fatiares abóbora e levares ao forno, não tires a casca e vais ver como fica deliciosa! Também podes aproveitar para fazer umas chips crocantes, apenas com a casca, aromatizando com ervas e sal.
- As sementes podem ser aproveitadas para tostar, fazer farinha, bolos ou até bebidas vegetais!
1. Receita de puré de abóbora
Se ainda não experimentaste puré de abóbora, este é o timing perfeito para o fazeres! Em vez de utilizares apenas batata, podes acrescentar abóbora para tornar o puré mais doce, cremoso, nutritivo e diferente. Delicioso em empadão ou simplesmente para acompanhar qualquer refeição de base vegetal.
Puré de abóbora e batata-doce
Ingredientes
- 2 chávenas abóbora
- 1 chávena batata doce
- manteiga vegetal ou natas vegetais q.b.
- tomilho q.b.
- vinagre de ameixa umeboshi
- azeite q.b.
- sal q.b.
- noz moscada q.b.
- pimenta q.b.
Preparação
- Colocar um dente de alho picado com o azeite e deixar dourar ligeiramente. Juntar a abóbora, a batata-doce, o tomilho e água. A água deve ser pouca só para ajudar a cozer os legumes, a meia altura.
- Quando os legumes estiverem tenros, deixar evaporar o líquido e retirar o tomilho.Passar com a varinha mágica e adicionar um pouco de manteiga vegetal ou natas, para tornar o puré mais cremoso.
- Retificar o sal, juntar um pouco de vinagre de ameixa umeboshi, a noz moscada e um pouco de pimenta a gosto.
2. Receita de molho de abóbora assada fumada
Um molho cremoso que vai revolucionar os teus pratos! Fica delicioso com o nosso veggie burger de lentilhas e arroz integral, ou como topping de uns legumes assados no forno. Sabemos que vais adorar.
Molho de abóbora assada fumada
Ingredientes
- 250 g Abóbora Hokkaido ou butternut
- 1 Cebola
- 1 Dente de alho
- 1 c sopa Polpa tomate
- Louro
- Pimentão fumado q.b.
- Miso (opcional)
- Azeite
- Sal
Preparação
- Assar a abóbora no forno até ficar bem cozida no interior. (normalmente a 180 graus, sendo que o tempo depende da abóbora e do tamanho)
- Retirar a polpa já cozinhada e reservar.
- Num tacho, colocar um fio de azeite e deixar aquecer ligeiramente. Juntar a cebola picada,o alho picado, o louro e um pouco de pimentão fumado. Saltear em lume forte para caramelizar a cebola e ganhar sabor. Quando dourar juntra a abóbora e um pouco de água e sal.
- Deixar apurar e passar com a varinha mágica. Deverá obter-se um creme espesso. Agora podes juntar mais uns pozinhos se te apetecer um sabor mais intenso!
3. Receita de chutney de abóbora
Bem dissemos que não havia apenas receitas salgadas! Este chutney vegan é guloso, fácil de fazer, sem açúcares refinados e fica uma maravilha com pão bao caseiro e falafel.
Chutney de abóbora
Ingredientes
- 500 g abóbora
- 2 pêras pequenas
- 1 cebola
- 2 c sopa passas
- 1 dente de alho
- 5 rodelas de gengibre fresco
- 1 c chá açafrão
- 1 c chá sementes de coentros (ligeiramente moídas)
- 1 c café cardamomo
- Geleia de arroz
- Vinagre de arroz ou de maçã
- Sal marinho
Preparação
- Primeiro, fazer uma redução! Começar por descascar a abóbora e as pêras. Cortá-las em cubos médios, picar a cebola, o alho e o gengibre já sem pele. Reservar.
- Num tacho, colocar um fio generoso de azeite e levar a lume médio. Quando aquecer, colocar as sementes de coentros, o açafrão, o cardamomo, o gengibre e o alho picado. Envolver e saltear ligeiramente. Colocar a cebola e uma pitada de sal. Continuar a saltear até dourar.
- Adicionar a abóbora, as pêras, as passas e um pouco de água. Deixar cozinhar por 10 minutos, tapado. Depois destapar e em lume brando deixar apurar e reduzir, ou seja, perder quase toda a água e concentrar os sabores e a consistência. Ir mexendo para não agarrar.
- Para finalizar, adicionar a geleia de arroz (1 a 2 colheres de sopa é o suficiente) e o vinagre (1 colher de sopa). Envolver bem ainda ao lume.
4. Receita de waffles de abóbora
Terminamos com umas waffles, que tanto podem ser doces como salgadas, deliciosas para uma refeição principal ou até um pequeno almoço e sobremesa. O que interessa é ir variando nas combinações e ser criativo. Não é preciso dizer que fica deliciosa com o nosso Veggie Burger de feijão preto, cogumelos e tomate seco, pois não?
Podes ainda fazer uma versão de panqueca desta receita, utilizando para isso uma frigideira antiaderente.
Waffle vegan de abóbora
Ingredientes
- 200 g farinha de espelta
- 200 ml água ou bebida vegetal na versão doce
- 100 g abóbora cozida no vapor
- Azeite
- 1 c chá fermento instantâneo ou bicarbonato de sódio
- Sal marinho
- 1colher de chá de molho de soja
- Condimentos Cebola em pó, pimentão fumado ou doce, coentros em pó. ou raspa de limão na versão doce
Preparação
- Começar por cozer a abóbora ao vapor, até estar tenrinha. Retirar a casca e reduzir a puré. No caso da hokkaido laranja, pode utilizar-se a casca.
- Numa taça misturar o puré de abóbora, os condimentos, um fio de azeite, a água e uma pitada de sal. Misturar muito bem.
- Depois, para o polme, incorporar a farinha com a ajuda de uma vara de arames, e adicionar o fermento. Não deverá haver grumos no polme. Rectificar o sabor com uma pitada de sal generosa e o polme está pronto a ir para a máquina de waffles.