A criatividade na criação de uma receita – ou, melhor, recriar uma receita – tem, na minha opinião, um fator transcendente.
Sinto-me parte do processo, mas todo o processo de criação da mesma transcende a minha ação. Sou “apenas” uma peça no conjunto! No fim, a surpresa é também minha e não apenas para quem prova a receita. Claro está que a necessidade, a vontade e o desejo – e também a técnica e a experiência – são forças que direccionam para o resultado. Também o meu corpo, as minhas células, as minhas emoções e pensamento se alinham com o processo. No fundo, é a entrega total que faz a magia. Para mim, criar é descobrir o que está lá para ser descoberto e não vem de mim, mas por mim.
Numa perspetiva mais prática, diria que o sucesso da criação de uma boa receita, com criatividade e sabor, vem da confiança de quem a executa.
Criatividade nas receitas da Beatroot
No caso das receitas que recrio para a Beatroot, são inspiradas por uma vontade de fazer comida simples e saudável, mas que seja também divertida e criativa.
Para isso, tenho em conta não apenas os alimentos da estação, mas também o clima, as pessoas para quem cozinho, a ecologia, o impacto que poderão ter na vida de alguém. Depois, tudo o resto se complementa: as cores, os sabores, as texturas variadas que se complementam e proporcionam uma boa nutrição. Mas, acima de tudo, um momento de prazer ou contemplação.
Podem espreitar todas as receitas no blog!