Começar por fazer a massa: numa taça colocar a farinha e envolver bem o azeite. Adicionar a água com o sal previamente dissolvido. Envolver até obter uma massa o mais homogénea possível. Deixar repousar por 30 minutos no frio.
À parte, aquecer um tacho em lume médio, colocar um fio de azeite, deixar aquecer e saltear os cogumelos em quartos com o alho, até dourarem. Terminar com umas gotas de molho de soja.
Fazer o creme de requeijão de tofu, com 250g de tofu em pedaços e os restantes ingredientes. Passar com uma varinha mágica até obter um creme homogéneo.
À parte, desfazer o restante tofu com as mãos, salpicar umas gotas de vinagre de ameixa ou limão e reservar.
Misturar o tofu migado com o creme e os cogumelos e o cebolinho picado. Reservar.
Numa bancada, com a ajuda de um rolo de cozinha, estender a massa com 0,5 cm de espessura de forma circular.
Colocar a massa sobre uma taça côncava e untada de azeite, forrar elicadamente, ajustando-a à superfície da forma. Cortar o excesso de massa pelo bordo e picar a base. Fazer uma bola com a restante massa, estender novamente para colocar como tampa a fechar a empada (e que irá servir de base). Também pode fazer uma trança estreita para colocar a decorar junto à base. Colar a massa, pincelando-o com um pouco de água na parte que se deseja unir.
Colocar recheio no interior da tarte, depois colocar as almôndegas, e continuar até terminar o recheio. Prensar bem o recheio e fechar com a massa reservada.
Colocar a empada delicadamente num tabuleiro com papel de forno e agora a trança; colocar de forma a dar a volta à base da empada. Diluir um fio de azeite com 1 csp de bebida de soja e pincelar a superfície. Em alternativa pode usar natas vegetais.
9. Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus e cozinhar por 20 min a 170 graus.