Preparar a batata doce: Assar a batata-doce no forno com casca ou cozinhá-la a vapor até que a polpa fique tenra. Depois de retirada a casca, deixe arrefecer.
Num recipiente, juntar a polpa da batata, com os restantes ingredientes, excepto a farinha e a massa-mãe, passar com a varinha mágica para homogeneizar e obter um creme.
Numa taça, colocar a farinha e fazer um buraco no centro, colocar o creme que acabou de preparar,a massa-mãe e misturar com a farinha. Misturar bem para que não fiquem grumos de farinha. Deixar repousar a massa.
Amassar por breves minutos com pausas. A massa deverá ficar elástica e lisa.
Deixar a massa numa taça tapada com um pano durante 2 a 3 horas, período durante o qual poderá dobrar a massa sobre si com intervalos de 15 a 20 minutos.
Ao fim deste tempo colocar a massa no frio por 12h, tapada.
Retirar a massa do frio, deixar repousar 2 h e moldar em forma de bola. Dividir a massa em porções de 120 g, retirar 20 g para fazer a decoração do folar. Com a restante massa fazer uma bola e 2 rolinhos com os 20g de massa reservado.
Colocar estes rolinhos sobre a bola de massa em forma de cruz (ou tipo trança), com as extremidades a colar à base da bola.
Deixar o folar fermentar por 6 a 8 h à temperatura ambiente(quentinho)o que o deverá fazer duplicar de tamanho.
Pré-aquecer o forno a 220 ºC com um recipiente com água no interior, colocar o folar e cozer por 20 min. Reduzir a temperatura para 180 e cozer por mais 15 a 20 min. Para o brilho, pode pincelar o folar 5 minutos antes de o retirar do forno com um pouco de geleia de arroz!